Cairo






O coração do Egito há mais de 1000 anos, o Cairo demonstra a dicotomia de todas as coisas egípcias. É no Cairo, onde o mundo medieval e o mundo ocidental contemporâneo se reúnem em uma confusão de casas de barro e edifícios de escritórios modernos, de carros chamativos e carros puxados por burros. Ninguém sabe realmente quantas pessoas vivem no Cairo, mas as estimativas são de cerca de 16 milhões, e os muitos campos e favelas da cidade acomodam cerca de 5 milhões de pessoas. A escassez de moradias é terrível e o tráfego é terrível, mas o governo iniciou uma campanha para aliviar essas pressões, abrindo um sistema de metrô subterrâneo e construindo subúrbios satélites.


Um relato antigo de 1001 Noites: "Quem não viu o Cairo, não viu o mundo" O Cairo islâmico (que não é mais islâmico do que o resto da cidade) é o antigo bairro medieval, e entrar em seus bairros é como voltar seis ou sete séculos. Esta é a área mais densamente povoada do Egito e provavelmente todo o Oriente Médio. Distritos como Darb al-Ahmar estão cheios de pequenos becos, casas de tijolos de barro, vendedores ambulantes de comida e cabras, camelos e burros. As ruas estão alinhadas com mesquitas e templos, e o ar está cheio dos cheiros pungentes de açafrão e cominho, animais e miséria.


Alguns dos destaques do Cairo islâmico incluem a Mesquita de Ibn Tulun, que data do século IX e o mais antigo monumento islâmico intacto e em pleno funcionamento da cidade; a mesquita de Qaitbey, do século XV, considerada a jóia da arquitetura mameluca; Mesquita Al-Azhar, a pedra angular do Islã no Egito; e a Cidadela, uma impressionante fortaleza medieval que foi a sede do poder egípcio por 700 anos. A Cidadela tem três grandes mesquitas e vários museus. O Cairo copta foi originalmente construído como uma cidade romana da fortaleza. Antes da fundação do Cairo islâmico por várias centenas de anos, era o lar de uma das primeiras comunidades cristãs do mundo e também é um lugar sagrado para judeus e muçulmanos.




Museu Egípcio




O Museu Egípcio foi construído em 1897 e concluído em 1901, no estilo neoclássico do arquiteto francês Marcel Dourgnon e é o lar da mais extensa coleção de antiguidades faraônicas do mundo. Tem 136.000 itens em exibição, com muitas outras centenas de milhares em seus depósitos no porão.

Avatar
Avatar
Avatar



Cairo Islâmico e Cidadela




O Cairo islâmico é uma área muito antiga, cercada por muros que datam da idade média e já foi o centro cultural, religioso e intelectual de todo o mundo árabe. Prédios monumentais, palácios, muitas mesquitas famosas e escolas religiosas, inúmeros mercados e a universidade mais antiga do mundo (Al-Azhar) ainda testemunham um passado glorioso.

Avatar
Avatar
Avatar



Cóptico Cairo




O antigo Cairo (copta) (Masr al-Qadima), a parte mais antiga do Cairo, e antecede o que hoje é o Cairo moderno. Acredita-se que houve um assentamento aqui já no século VI aC. Mais tarde, os romanos construíram aqui uma fortaleza que hoje conhecemos como "Babilônia", algumas dessas paredes romanas ainda existem hoje. A área é composta pelo museu copta e também contém jardins e pátios, e a área é cercada por antigas igrejas coptas.

Avatar
Avatar
Avatar